Quem me conhece sabe que eu sou uma leitora voraz e uma apaixonada por livros e livrarias. Sim, gosto do livro em papel, até leio no tablet, mas eu adoro a sensação do papel na minha mão e tenho o hábito de ler na banheira!!! Simplesmente delicioso e absolutamente relaxante!
Fiquei pensando nos livros que poderia indicar para vocês sobre Moda, ainda mais depois da sensação que foram as séries do Netflix, como Halston e Versace e agora o novo filme sobre a Casa Gucci com a maravilhosa Lady Gaga, Jared Leto (irreconhecível), Adam Drive, Al Pacino, Jeremy Irons, o próprio Tom Ford, Salma Hayek entre outros.
Então vamos lá! Não está em ordem de preferência!
É um novelão cheio de intrigas e até assassinato e a entrada triunfal e impactante do maravilhoso designer Tom Ford. Li esse livro em 2013 e fiquei muito impressionada com o desfecho e as tramoias que acabaram por deixar a família … (não posso dizer senão é spoiler).
Dono do conglomerado LVMH, um livro ótimo para ler e aprender a ter uma visão mais aberta sobre o negócio da moda e luxo. Li em 2001 quando fiz um trabalho para o meu mestrado em Administração sobre a marca que crescia a cada dia. Ele é um grande estrategista e a gente sempre pode aprender com esses craques. Livro emprestado e não devolvido ; ( para a minha tristeza, pois ele esgotou.
Editor da bíblia de moda Americana WWD de 1960 a 1996, inovador e audacioso, ajudou na descoberta de designers como YSL, Oscar de La Renta e Bill Blass. Um iconoclasta. É dele a citação que eu concordo totalmente: “Moda carrega sonhos maravilhosos. Uma mulher sempre se sente melhor com um novo vestido”. Vocês não concordam? Esse livro eu trouxe de uma viagem em 1989 e eu adorei, bem ácido e engraçado! Coloquei na minha cabeceira para ler novamente!
Uma das fundadoras da Jimmy Choo – nem preciso dizer mais nada depois desse título né! Curti os insights que ela nos apresenta sobre o mercado de moda de luxo. Li em 2014.
Escrito pela designer absoluta Diane Von Furstenberg. Um ícone da moda feminina, principalmente pela criação do seu vestido envelope (wrap dress) na década de 1970 e que até hoje está na moda – aliás, um bom design é sempre atual. Li em 2015. (ao lado uma foto que tirei de sua loja em NY em 2019, com a frase: I design for the woman Who loves being a woman)
É um livro sobre a cultura POP. Cheio de fofocas, mas bem interessante para entender como o mercado funciona. Li em 2015.
É muito interessante e nos mostra como políticas governamentais são importantes para o crescimento de qualquer indústria, e nesse caso, os americanos são muito bons! Também fiquei impactada com a questão do racismo, decadência das marcas, antes bem sucedidas e que caem totalmente no ostracismo quando não cuidadas, a movimentação do mercado, e da questão dos padrões clássicos da beleza – uma nova era de disrupção desses valores se iniciou nesse novo milênio.
Outra grande designer e influenciadora da moda, uma mulher sem fronteiras que deixou um legado maravilhoso de roupas que usamos até hoje. Sua marca é atemporal e sua história fascinante. Chanel empoderou as mulheres! Li em 1990.
Socióloga da cultura, artes e mídia. Para quem gosta de estudar sobre a Moda, um excelente livro de referências. Comecei a ler em 2019 e continuo.
Como não pensar no meio ambiente e ter práticas socioambientalmente mais corretas? Quem não estiver atento ao assunto perderá o caminho de crescimento. Livro de pesquisa continuada.
Um livro de 2006 que tem vários insights sobre o mercado nacional, depoimentos, trajetórias. Gostei de ler e recomendo.
Outra designer fundamental para o empoderamento feminino, dona da marca global e absolutamente urbana, DKNY. Li em 2018.
Um livro autobiográfico de uma das principais ícones das Artes Plásticas e no estilo de se vestir. Musa absoluta e criativa, Frida nos deixa um intenso legado de fortalecimento feminino, quebra de padrões e liberdade. Sua vida foi marcada por momentos extremamente sofridos, mostrado em sua arte. Um livro muito interessante, difícil e que li durante o ano de 1998 e continuo lendo aos poucos.
Como não estudar o maravilhoso YSL que mudou para sempre a visão da moda? Sempre um grande aprendizado. Li uma parte do livro em 2012.
Outra ícone do estilo de se vestir. Chic, casual, formadora de opinião, impulsionou a carreira de vários estilistas, principalmente do Halston. Uma vida fascinante. Li em 2002.
Em 2006 a autora já percebia a grande mudança do mercado tradicional do luxo. Podemos verificar que ela tinha razão, afinal vemos o movimento da rua indo para as casas de luxo, as celebridades instantâneas povoando esse universo, uma mudança e tanto. Um livro referência, excelente para pesquisar.
Adoro esse mercado, acho que aprendemos muito com as experiências luxuosas da vida e como diz o saudoso Joãozinho Trinta quem gosta de pobreza é intelectual, pobre gosta de luxo! Um livro de 2014 que continua na minha lista para leitura ; ) .
Um livro muito especial para nós, empreendedoras, que ficamos sem dormir por não termos o dinheiro ou a equipe necessária para tocarmos o nosso negócio. Aquele livro que nos inspira quando achamos que é hora de abandonar o barco, mas lembramos dessa história sensacional que nos diz que precisamos perseverar sempre, o pior passa e as sementes frutificam. Adorei o livro, mas emprestei e fiquei sem a minha cópia : ( . Recomendo demais!
Falando de livros inspiracionais, lembro-me de um que eu também adorei
Como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara do Howard Schultz (fundador da empresa) e Dori Jones Yang. Li esse livro em 1999 e ele ficou impresso em minha memória, pois acredito em diversas práticas que eles implementaram.
E como não terminar falando da maravilhosa Anita Roddick, criadora da marca The Body Shop na cozinha de sua casa e uma mente totalmente inspiradora. Fiquei arrasada quando ela morreu em 2007 após a venda de sua empresa para a L´Oréal e depois pela Natura, atual proprietária da marca. O livro Meu jeito de fazer negócios é um dos grandes legados que Dame Roddick nos deixou. Li em 2002 e foi uma excelente referência para a minha tese de mestrado apresentada em 2005, justamente sobre a Natura. Livro emprestado e não devolvido ; ( .
Ler sobre empresas faz com que a gente sempre aprenda e possa colocar em prática algumas ideias e comportamentos mostrados nos livros, ou mesmo que ter pavor de outros e jamais usar em nossa empresa! Um aprendizado constante.
Na moda existem histórias muito interessantes. Gosto muito da criação da marca americana Patagônia, nascida em 1973 e que fatura mais de U$ 1.2 bilhão. Uma das primeiras a implementar uma série de práticas ambientais super legais e eficientes, pois o dono da marca, Yvon Chouinard, escalador e surfista, sempre via interferências humanas erradas nas montanhas ou no mar onde ele praticava os seus esportes. A partir de sua ótica particular ele criou uma empresa diferente, onde seus funcionários podiam surfar caso as ondas, naquele dia, estivessem “clássicas” como diz o meu filho que surfa. Um dos precursores do uso do algodão orgânico em todos os seus produtos, Yvon doa 1% da receita líquida de sua empresa a causas ambientais desde 1985, muito antes das empresas se preocuparem com o impacto ambiental que as mesmas causavam no nosso planeta.
Gosto muito dos livros que estou sugerindo para vocês, e sempre fico pensando em como é difícil ser empreendedor no Brasil, com excesso de burocracia, nas dificuldades em ter acesso aos financiamentos, às políticas públicas que possam favorecer a Indústria da Moda, de termos mais associações como as da Moda Europeia e Americana, enfim de maior valorização desse mercado que é um dos maiores do mundo, que gera taxas, inovação, empregabilidade, riqueza e cultura. Quantas marcas excelentes não poderiam ter crescido e gerado riqueza e emprego no Brasil, mas que fecharam suas portas por total falta de suporte financeiro, governamental, de práticas mais amigáveis aos pequenos empreendedores. Uma pena, pois são muitos talentos desperdiçados.
Desde a evolução da internet, das redes sociais e a inclusão dos algoritmos, da explosão do comércio eletrônico, das inovações constantes das techs, e das mudanças de hábitos trazidas pela pandemia, estamos vivendo um momento de mudança absurda em todos os sentidos, e apenas o futuro nos mostrará como conseguiremos sobreviver ou sermos bem sucedido nesse turbilhão de transformações e novas exigências do mercado como um todo. Quem viver, verá!!!! Fico curiosa e espero ser bem sucedida como vocês também!
Bom para refletir, vocês não acham?
Sandra ; )
“Pequena Listinha” de Desejos de livros sobre MODA:
Little Book of Louis Vuitton: The Story of the Iconic Fashion House: 9
Little Book of Dior: The Story of the Iconic Fashion House: 5
The Little Book of Hermès: The Story of the Iconic Fashion House: 14
Little Book of Schiaparelli: The Story of the Iconic Fashion House: 11
Bill Cunningham: On the Street: Five Decades of Iconic Photography
Pucci (Capa dura)
The Hermes Scarf: History & Mystique
Gucci: The Making of
Louis Vuitton: The Birth of Modern Luxury Updated Edition: The Birth of Modern Luxury Updated Edition
Christian Dior Capa (2019)
Christian Dior: Destiny: The Authorized Biography (2021)
Virgil Abloh. Nike. ICONS
This Is Not a T-Shirt: A Brand, a Culture, a Community–A Life in Streetwear
Alexander McQueen: Savage Beauty
Supreme
The Fashion Business Manual: An Illustrated Guide to Building a Fashion Brand
Ralph Lauren: In His Own Fashion