Quem me conhece sabe que eu sou uma leitora voraz e uma apaixonada por livros e livrarias. Sim, gosto do livro em papel, até leio no tablet, mas eu adoro a sensação do papel na minha mão e tenho o hábito de ler na banheira!!! Simplesmente delicioso e absolutamente relaxante!

Fiquei pensando nos livros que poderia indicar para vocês sobre Moda, ainda mais depois da sensação que foram as séries do Netflix, como Halston e Versace e agora o novo filme sobre a Casa Gucci com a maravilhosa Lady Gaga, Jared Leto (irreconhecível), Adam Drive, Al Pacino, Jeremy Irons, o próprio Tom Ford, Salma Hayek entre outros.
Então vamos lá! Não está em ordem de preferência!

1 – Casa Gucci da Sara Gay Forden

É um novelão cheio de intrigas e até assassinato e a entrada triunfal e impactante do maravilhoso designer Tom Ford. Li esse livro em 2013 e fiquei muito impressionada com o desfecho e as tramoias que acabaram por deixar a família … (não posso dizer senão é spoiler).

2 – A paixão criativa de Bernard Arnault

Dono do conglomerado LVMH, um livro ótimo para ler e aprender a ter uma visão mais aberta sobre o negócio da moda e luxo. Li em 2001 quando fiz um trabalho para o meu mestrado em Administração sobre a marca que crescia a cada dia. Ele é um grande estrategista e a gente sempre pode aprender com esses craques. Livro emprestado e não devolvido ; ( para a minha tristeza, pois ele esgotou.

3 – Chic Savages de John Fairchild

Editor da bíblia de moda Americana WWD de 1960 a 1996, inovador e audacioso, ajudou na descoberta de designers como YSL, Oscar de La Renta e Bill Blass. Um iconoclasta. É dele a citação que eu concordo totalmente: “Moda carrega sonhos maravilhosos. Uma mulher sempre se sente melhor com um novo vestido”. Vocês não concordam? Esse livro eu trouxe de uma viagem em 1989 e eu adorei, bem ácido e engraçado! Coloquei na minha cabeceira para ler novamente!

4 – In my shoes – confissões de uma designer de sapatos – da Tamara Mellon

Uma das fundadoras da Jimmy Choo – nem preciso dizer mais nada depois desse título né! Curti os insights que ela nos apresenta sobre o mercado de moda de luxo. Li em 2014.

5 – The Woman I wanted to be

Escrito pela designer absoluta Diane Von Furstenberg. Um ícone da moda feminina, principalmente pela criação do seu vestido envelope (wrap dress) na década de 1970 e que até hoje está na moda – aliás, um bom design é sempre atual. Li em 2015. (ao lado uma foto que tirei de sua loja em NY em 2019, com a frase: I design for the woman Who loves being a woman)

6 – Champagne Supernovas da Maureen Callahan sobre a Kate Moss, Marc Jacobs e Alexander McQueen e outros rebeldes dos anos 90

É um livro sobre a cultura POP. Cheio de fofocas, mas bem interessante para entender como o mercado funciona. Li em 2015.

7 – A Batalha de Versalhes da Robin Givhan

É muito interessante e nos mostra como políticas governamentais são importantes para o crescimento de qualquer indústria, e nesse caso, os americanos são muito bons! Também fiquei impactada com a questão do racismo, decadência das marcas, antes bem sucedidas e que caem totalmente no ostracismo quando não cuidadas, a movimentação do mercado, e da questão dos padrões clássicos da beleza – uma nova era de disrupção desses valores se iniciou nesse novo milênio.

8 – Chanel – A woman of her own, de Axel Madsen

Outra grande designer e influenciadora da moda, uma mulher sem fronteiras que deixou um legado maravilhoso de roupas que usamos até hoje. Sua marca é atemporal e sua história fascinante. Chanel empoderou as mulheres! Li em 1990.

9 – A Moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas da Diana Crane

Socióloga da cultura, artes e mídia. Para quem gosta de estudar sobre a Moda, um excelente livro de referências. Comecei a ler em 2019 e continuo.

10 – Moda e Sustentabilidade – Design para Mudança – da Kate Fletcher e Lynda Grose.

Como não pensar no meio ambiente e ter práticas socioambientalmente mais corretas? Quem não estiver atento ao assunto perderá o caminho de crescimento. Livro de pesquisa continuada.

11 – A moda como ela é: bastidores, criação e profissionalização de Marcia Disitzer e Silvia Vieira.

Um livro de 2006 que tem vários insights sobre o mercado nacional, depoimentos, trajetórias. Gostei de ler e recomendo.

13 – Minha Jornada, uma autobiografia de Donna Karan

Outra designer fundamental para o empoderamento feminino, dona da marca global e absolutamente urbana, DKNY. Li em 2018.

14 – The diary of Frida Kahlo, an intimate self-portrait

Um livro autobiográfico de uma das principais ícones das Artes Plásticas e no estilo de se vestir. Musa absoluta e criativa, Frida nos deixa um intenso legado de fortalecimento feminino, quebra de padrões e liberdade. Sua vida foi marcada por momentos extremamente sofridos, mostrado em sua arte. Um livro muito interessante, difícil e que li durante o ano de 1998 e continuo lendo aos poucos.

15 – Saint Laurent, A arte da elegância de Marie-Dominique Lelièvre.

Como não estudar o maravilhoso YSL que mudou para sempre a visão da moda? Sempre um grande aprendizado. Li uma parte do livro em 2012.

16 – America´s Queen, life of Jacqueline Kennedy Onassis da Sarah Bradford

Outra ícone do estilo de se vestir. Chic, casual, formadora de opinião, impulsionou a carreira de vários estilistas, principalmente do Halston. Uma vida fascinante. Li em 2002.

17 – Deluxe como o Luxo perdeu o brilho de Dana Thomas

Em 2006 a autora já percebia a grande mudança do mercado tradicional do luxo. Podemos verificar que ela tinha razão, afinal vemos o movimento da rua indo para as casas de luxo, as celebridades instantâneas povoando esse universo, uma mudança e tanto. Um livro referência, excelente para pesquisar.

18 – Mundo do Luxo, o passado, o presente e o futuro das marcas de luxo do Mark Tungate.

Adoro esse mercado, acho que aprendemos muito com as experiências luxuosas da vida e como diz o saudoso Joãozinho Trinta quem gosta de pobreza é intelectual, pobre gosta de luxo! Um livro de 2014 que continua na minha lista para leitura ; ) .

19 – A Marca da vitória – a autobiografia do criador da Nike – Phil Knight

Um livro muito especial para nós, empreendedoras, que ficamos sem dormir por não termos o dinheiro ou a equipe necessária para tocarmos o nosso negócio. Aquele livro que nos inspira quando achamos que é hora de abandonar o barco, mas lembramos dessa história sensacional que nos diz que precisamos perseverar sempre, o pior passa e as sementes frutificam. Adorei o livro, mas emprestei e fiquei sem a minha cópia : ( . Recomendo demais!

Falando de livros inspiracionais, lembro-me de um que eu também adorei

20 – Dedique-se de coração

Como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara do Howard Schultz (fundador da empresa) e Dori Jones Yang. Li esse livro em 1999 e ele ficou impresso em minha memória, pois acredito em diversas práticas que eles implementaram.

E como não terminar falando da maravilhosa Anita Roddick, criadora da marca The Body Shop na cozinha de sua casa e uma mente totalmente inspiradora. Fiquei arrasada quando ela morreu em 2007 após a venda de sua empresa para a L´Oréal e depois pela Natura, atual proprietária da marca. O livro Meu jeito de fazer negócios é um dos grandes legados que Dame Roddick nos deixou. Li em 2002 e foi uma excelente referência para a minha tese de mestrado apresentada em 2005, justamente sobre a Natura. Livro emprestado e não devolvido ; ( .

Ler sobre empresas faz com que a gente sempre aprenda e possa colocar em prática algumas ideias e comportamentos mostrados nos livros, ou mesmo que ter pavor de outros e jamais usar em nossa empresa! Um aprendizado constante.

Na moda existem histórias muito interessantes. Gosto muito da criação da marca americana Patagônia, nascida em 1973 e que fatura mais de U$ 1.2 bilhão. Uma das primeiras a implementar uma série de práticas ambientais super legais e eficientes, pois o dono da marca, Yvon Chouinard, escalador e surfista, sempre via interferências humanas erradas nas montanhas ou no mar onde ele praticava os seus esportes. A partir de sua ótica particular ele criou uma empresa diferente, onde seus funcionários podiam surfar caso as ondas, naquele dia, estivessem “clássicas” como diz o meu filho que surfa. Um dos precursores do uso do algodão orgânico em todos os seus produtos, Yvon doa 1% da receita líquida de sua empresa a causas ambientais desde 1985, muito antes das empresas se preocuparem com o impacto ambiental que as mesmas causavam no nosso planeta.

Gosto muito dos livros que estou sugerindo para vocês, e sempre fico pensando em como é difícil ser empreendedor no Brasil, com excesso de burocracia, nas dificuldades em ter acesso aos financiamentos, às políticas públicas que possam favorecer a Indústria da Moda, de termos mais associações como as da Moda Europeia e Americana, enfim de maior valorização desse mercado que é um dos maiores do mundo, que gera taxas, inovação, empregabilidade, riqueza e cultura. Quantas marcas excelentes não poderiam ter crescido e gerado riqueza e emprego no Brasil, mas que fecharam suas portas por total falta de suporte financeiro, governamental, de práticas mais amigáveis aos pequenos empreendedores. Uma pena, pois são muitos talentos desperdiçados.

Desde a evolução da internet, das redes sociais e a inclusão dos algoritmos, da explosão do comércio eletrônico, das inovações constantes das techs, e das mudanças de hábitos trazidas pela pandemia, estamos vivendo um momento de mudança absurda em todos os sentidos, e apenas o futuro nos mostrará como conseguiremos sobreviver ou sermos bem sucedido nesse turbilhão de transformações e novas exigências do mercado como um todo. Quem viver, verá!!!! Fico curiosa e espero ser bem sucedida como vocês também!

Bom para refletir, vocês não acham?
Sandra ; )

“Pequena Listinha” de Desejos de livros sobre MODA:
Little Book of Louis Vuitton: The Story of the Iconic Fashion House: 9
Little Book of Dior: The Story of the Iconic Fashion House: 5
The Little Book of Hermès: The Story of the Iconic Fashion House: 14
Little Book of Schiaparelli: The Story of the Iconic Fashion House: 11
Bill Cunningham: On the Street: Five Decades of Iconic Photography
Pucci (Capa dura)
The Hermes Scarf: History & Mystique
Gucci: The Making of
Louis Vuitton: The Birth of Modern Luxury Updated Edition: The Birth of Modern Luxury Updated Edition
Christian Dior Capa (2019)
Christian Dior: Destiny: The Authorized Biography (2021)
Virgil Abloh. Nike. ICONS
This Is Not a T-Shirt: A Brand, a Culture, a Community–A Life in Streetwear
Alexander McQueen: Savage Beauty
Supreme
The Fashion Business Manual: An Illustrated Guide to Building a Fashion Brand
Ralph Lauren: In His Own Fashion